Pular para o conteúdo principal

TEORIA GRACELI GERAL E UNIFICATÓRIA DIMENSIONAL.

TEORIA GRACELI GERAL E UNIFICATÓRIA DIMENSIONAL.


ONDE CADA INFINITA PARTÍCULA TEM INFINITAS DIMENSÕES FORMANDO UM SISTEMA GERAL UNIFICATÓRIO COM PADRÕES DE VARIAÇÕES CONFORME AS PARTÍCULA QUE NO CASO PASSAM A REPRESENTAR DIMENSÕES, PADRÕES DE ENERGIAS E E PADRÕES POTENCIAIS DE TRANSFORMAÇÕES, INTERAÇÕES CATEGORIAS FÍSICAS DE GRACELI E OUTROS.


NA TEORIA DAS CORDAS PARTÍCULAS SÃO REPRESNTADAS POR VIBRAÇÕES.


JÁ NA TEORIA GRACELI GERAL E UNIFICATÓRIA DIMENSIONAL. NO CASO SÃO REPRENTADOS POR DIMENSÕES FÍSICAS E QUÍMICA DE GRACELI.



TEORIA FÍSICA DE GRACELI GENERALIZADA ENTRE SDCTIE , TENSORES DE GRACELI, NO :

sistema indeterminístico Graceli ; SISTEMA GRACELI INFINITO-DIMENSIONAL

 sistema indeterminístico Graceli ;

SISTEMA GRACELI INFINITO-DIMENSIONAL = sdctie graceli, sistema de infinitas dimensões +

SISTEMA DE TENSOR G+ GRACELI , ESTADOS FÍSICOS -QUÍMICO-FENOMÊNICO DE GRACELI CATEGORIAS E Configuração eletrônica dos elementos químicos

SISTEMA GRACELI INFINITO-DIMENSIONAL.




 SISTEMA GRACELI INFINITO-DIMENSIONAL.


COM  ELEMENTOS DO SISTEMA SDCTIE GRACELI, TENSOR G+ GRACELI CAMPOS E ENERGIA, E ENERGIA, E CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS DOS ELEMENTOS QUÍMICO, E OUTRAS ESTRUTURAS.

ESTADO E NÚMERO QUÂNTICO, NÍVEIS DE ENERGIA DO ÁTOMO, FREQUÊNCIA. E OUTROS.


  TENSOR G+ GRACELI, SDCTIE GRACELI, DENSIDADE DE CARGA E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA, NÍVEIS DE ENERGIA, NÚMERO E ESTADO QUÂNTICO. + POTENCIAL DE SALTO QUÂNTICO RELATIVO AOS ELEMENTOS QUÍMICO COM O SEU RESPECTIVO  E ESPECÍFICO NÍVEL DE ENERGIA.



SISTEMA MULTIDIMENSIONAL  GRACELI

ONDE A CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA TAMBÉM PASSA A SER DIMENSÕES FÍSICO-QUÍMICA DE GRACELI.


Configuração eletrônica dos elementos químicos. [parte do sistema Graceli infinito-dimensional].


DENTRO DE UMA CONCEPÇÃO QUE CADA ÁTOMO É FORMADO DE INFINITAs OUTRAS PARTÍCULAS, E COM INFINITAS OUTRAS ENERGIAS, INTERAÇÕES, TRANSFORMAÇÕES, E OUTROS FENÔMENOS, LOGO SE TEM EM CADA ÁTOMO E OU ELEMENTO QUÍMICO INFINITAS OUTRAS DIMENSÕES. COM INFINITAS VARIAÇÕES NAS CATEGORIAS DE GRACELI , QUE  SÃO: OS POTENCIAIS, TIPOS, NÍVEIS, E TEMPO DE AÇÃO ESPECÍFICO  DO FENÔMENO.

ONDE NOS SISTEMAS  DE GRACELI CATEGORIAS,  FENÔMENOS, ESTADOS, ENERGIAS, ESTRUTURAS, E OUTROS SÃO TIPOS E FORMAS DE DIMENSÕES..


FLUXOS ALEATÓRIOS DE ENERGIAS ELÉTRICA,  E FLUXOS DE SALTOS QUÂNTICOS INFINITESIMAIS E INDETERMINADOS.
SENDO QUE VARIAM CONFORME O SISTEMA INFINITO-DIMENSIONAL.


O SISTEMA INFINITO-DIMENSIONAL DE GRACELI, ASSIM, COMO O SISTEMA SDCTIE GRACELI [SISTEMA ENVOLVENDO DIMENSÕES DE GRACELI, E SUAS CATEGORIAS, ESTADOS FÍSICOS E ESTADOS FÍSICOS DE GRACELI, TRANSFORMAÇÕES E INTERAÇÕES], E OS TENSORES DE GRACELI TEM AÇÃO EM TODA A FÍSICA EM TODOS OS SEUS RAMOS E E DIVISÕES, ASSIM, COMO A QUÍMICA E A BIOLOGIA, QUE TODOS ESTES SE FUNDAMENTEM EM ENERGIAS, ONDAS, ESTRUTURAS, CATEGORIAS, ESTADOS, ESPECTROS, DIMENSÕES, E OUTROS.

OU SEJA, DENTRO DE UM SISTEMA GERAL DE GRACELI TODA FÍSICA DAS ESTRTURUAS, ENERGIAS, ONDAS, DIMENSÕES, ESTADOS, E CATEGORIAS. ESTÃO INSERIDOS NESTES SISTEMA DE GRACELI.

dentro de uma concepção que a matéria é infinitésima em termos de tipos e ínfimos diâmetro, logo esta diferenciação faz com que cada ínfima e infinitésima parte tenha ações, transformações, interaçõs, potenciaidades, e outros diferentes de uma das outras. logo se tem infinitas dimensões para cada ínfima e infinitésima parte e tipo.



VEJAMOS;


Camada de valência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Diagrama da estrutura de bandas de um semicondutor.
Ilustração do efeito de Franz-Keldysh, devido a um campo elétrico, tanto a banda de condução e de valência se inclinado, permitindo que ambos os elétrons e buracos de túnel na região proibida, reduzindo a eficiência do intervalo da banda do semicondutor.

Camada de valência é a última camada a receber elétron no átomo ou o nível de maior número quântico principal e secundário na distribuição eletrônica. Normalmente os elétrons pertencentes à camada de valência são os que participam de alguma ligação química, pois são os mais externos. A contagem e distribuição dos elétrons é feita sempre de dentro (perto do núcleo) para fora.[1][2]

Por Exemplo :  - têm 8 elétrons na camada de valência (). A camada de valência é a última camada de distribuição eletrônica, contendo o subnível mais energético. O Diagrama de Pauling estabelece que os átomos podem possuir sete camadas de distribuição atômica. Estas camadas são denominadas .

Notação de Lewis do Carbono , ilustrando a camada de valência.

Cada uma destas camadas possuem um número máximo de elétrons. Assim, as camadas acima possuem, respectivamente  elétrons. A camada de valência necessita, na maior parte dos átomos, de  elétrons para que seja estável. Essa é a teoria do octeto.

Quando não há estabilidade, os átomos tendem a fazer ligações químicas com elementos que possam proporcionar os elétrons faltantes.

Os gases nobres possuem  elétrons em sua camada de valência, a única exceção é Hélio, que possui  elétrons. Todos são estáveis, não necessitando realizar ligações químicas para adquirir estabilidade.

Como exemplo das ligações ocorridas em razão dos elétrons presentes na camada de valência, estão o Oxigênio, que possui  elétrons na última camada e o Hidrogênio, que possui  elétron na ultima camada. O Oxigênio necessita de dois elétrons para ficar estável e o Hidrogênio, de um elétron. Desta forma, ocorre uma ligação em que dois átomos de Hidrogênio compartilham cada um, 1 elétron com o Oxigênio. Assim, o Oxigênio adquire a estabilidade através dos dois elétrons compartilhados, assim como o Hidrogênio, que adquire mais um elétrons na camada de valência. Essa é a ligação que ocorre formando moléculas de água.[3]

Outro exemplo conhecido é o cloreto de sódio ou sal de cozinha. O Cloro possui  elétrons na camada de valência. O Sódio, por sua vez, possui um elétron na camada de valência. Assim, o Sódio se torna um cátion, pois perde um elétron, e o Cloro se torna um ânion, pois ganha um elétron.

A representação da tabela periódica permite que, através de uma breve análise, se conclua a respeito da quantidade de elétrons da última camada. Assim, os grupos  possuem, respectivamente,  elétrons na última camada. Além disso, para o restante dos elementos presentes na tabela periódica, é possível identificar o número de elétrons da camada de valência através da representação da distribuição eletrônica. Assim, tem-se a respeito do elemento Ferro:

Exemplos

Ferro  tem número atômico igual a [1]
Distribuição eletrônica
Camada de valência: no último nível que é  com  elétrons
Assim, o elemento Ferro  possui  elétrons em sua camada de valência.

Assim como o elemento:

Prata : número atômico igual a 
Distribuição eletrônica: 
Camada de valência: no último nível que é  com  elétrons
Assim, o elemento Prata  possui  elétron em sua camada de valência.

Desta forma, é possível ligações iônicas ou covalentes, em diversos elementos e sua provável transformação em cátions e ânions.

Em resumo, a camada de valência sempre será a última camada da distribuição eletrônica.





O princípio de Aufbau, sendo aplicado no Diagrama de Pauling.

princípio de Aufbau (do alemão Aufbau, que significa "construção") ou princípio da estruturação, também conhecido como diagrama de distribuição eletrônica ou diagrama de Linus Pauling, é usado para determinar a configuração eletrônica de um átomo ou íon. O princípio postula um processo hipotético em que um átomo é "construído" pela adição progressiva de elétrons. Os elétrons preenchem os orbitais atômicos disponíveis dos níveis de energia mais baixos antes de ocuparem níveis mais altos.[1] Como eles são adicionados, eles assumem as condições mais estáveis (orbital atômico) com relação ao núcleo e aos elétrons que já estão lá.[2] Por exemplo, a camada 1s é preenchida antes que a subcamada 2s esteja ocupada. Desta forma, os elétrons de um átomo ou íon formam a configuração eletrônica mais estável possível. Um exemplo é a configuração 1s2 2s2 2p6 3s2 3p3 para o átomo de fósforo, o que significa que a subcamada 1s tem 2 elétrons e assim por diante[1].

Diagrama "de Pauling" (ou de Madelung, ou de Klechkovski)

O princípio de Aufbau é um diagrama fundamental para o entendimento da estrutura da Tabela Periódica dos Elementos, o qual no Brasil, em muitos livros de química, o modelo é atribuído ao Químico norte-americano Linus Pauling; entretanto, não há evidências de que tenha sido ele o criador desse método. Especificamente, o diagrama é um auxílio mnemônico para descrever a ordem correta com que os elétrons de um átomo preenchem os subníveis da eletrosfera. Ele está baseado na chamada Regra de Madelung, atribuída ao físico alemão Erwin Madelung. Segundo esta regra empírica, os subníveis devem ser preenchidos na ordem crescente de , onde  são respectivamente os números quânticos principal e secundário do subnível. Ainda, no caso de dois subníveis com os mesmos valores de , aquele com o menor valor de n deve ser preenchido primeiro. Essas regras podem ser visualisadas na forma de um diagrama, como na figura ao lado. Nesse diagrama, como é praxe na química, o valor do número quântico  é designado por letras: , correspondendo aos valores , respectivamente.

A atribuição do diagrama a Linus Pauling é largamente difundida no Brasil, inclusive em livros-texto e em programas para diferentes tipos de concursos públicos e particulares, especialmente na área do ensino médio e vestibulares. Porém, esse nome do diagrama carece completamente de citações internacionais[3]. Uma forma muito mais visualmente complexa do diagrama de fato aparece no célebre livro-texto de química de Pauling, General Chemistry: An Introduction to Descriptive Chemistry and Modern Chemical Theory (1947)[4]. Porém, a versão moderna do diagrama parece ter sido primeiramente apresentada pelo cientista chinês Pao-Fang Yi[5][6] e aperfeiçoada na Austrália pelo professor L. M. Simmons[7]. O professor Therald Moeller[8] em seu livro de Química Inorgânica, descreveu e detalhou a forma do diagrama que conhecemos atualmente. A atribuição a Pauling parece ser assim um caso do chamado Efeito Matthew[9].

Uma justificativa teórica para a validade destas regras, baseada no modelo de Thomas-Fermi, foi apresentada em 1962 pelo químico soviético V. Klechkovsky[10], o qual tem por isso seu nome associado ao diagrama, especialmente em países de língua russa e francesa[11]

Diagrama

Distribuição eletrônica

Distribuição eletrônica
camadasubnível
1
2 e 
3 ,  e 
4 ,  ,  e 
5 ,  ,  e 
6 ,  e 
7 e 
Nota
 (sharp = nítido),  (principal),  (diffuse = difuso),  (fundamental)

Número máximo de elétrons em cada subnível

Diagrama de Linus Pauling.
Número máximo de elétrons em cada subnível
subnívelNúmero de elétrons por subnível
 elétrons
 elétrons
 elétrons
 elétrons


O diagrama é representado assim:


Diagrama
camadasubnível
Nota
 (sharp = nítido),  (principal),
 (diffuse = difuso),  (fundamental)


A ordem do diagrama que se lê é:  .

Ver também




Na químicavalência é um número que indica a capacidade que um átomo de um elemento tem de se combinar com outros átomos, capacidade essa que é medida pelo número de elétrons que um átomo pode dar, receber, ou compartilhar de forma a constituir uma ligação química. Isto está relacionado com o número de espaços omissos nas camadas eletrônicas do átomo. Os adjetivos que descrevem as valências atômicas usam prefixos gregos, como monobitri e tetra para as valências respectivamente iguais a 1, 2, 3, 4. Grupo dos elementos principais que são os metais geralmente possuem apenas uma valência, igual ao número de elétrons na camada de valênciaMetais de transição freqüentemente possuem diversas valências (veja lista abaixo).[1][2]

O termo valência não significa o mesmo que o termo número de oxidação. Para um símples composto iônico o número de oxidação de um metal será geralmente igual ao de valência, embora para compostos covalentes que envolvem não-metais haja frequentemente uma diferença.[3]

Lista

Lista de distribuição eletrônica comuns para os primeiros 103 elementos em ordem de número atômico:

Número atômicoNome do elementoDistribuição eletrônica
1Hidrogênio1
2Hélio2
3Lítio
4Berílio2
5Boro3
6Carbono2, 4
7Nitrogênio3, 5
8Oxigênio2, 6
9Flúor7
10Neônio0
11Sódio1
12Magnésio2
13Alumínio3
14Silício4
15Fósforo3, 5
16Enxofre2, 4, 6
17Cloro1, 3, 5, 7
18Argônio0
19Potássio1
20Cálcio2
21Escândio3
22Titânio3, 4
23Vanádio2, 3, 4, 5
24Crômio0, 2, 3, 6
25Manganês2, 3, 4, 6, 7
26Ferro0, 2, 3
27Cobalto2, 3
28Níquel0, 2, 3
29Cobre1, 2
30Zinco2
31Gálio2, 3
32Germânio4
33Arsênio3, 5
34Selênio2, 4, 6
35Bromo1, 3, 5, 7
36Criptônio0
37Rubídio1
38Estrôncio2
39Ítrio3
40Zircônio4
41Nióbio3, 5
42Molibdênio0, 2, 3, 4, 5, 6
43Tecnécio2, 3, 4, 6, 7
44Rutênio0, 3, 4, 6, 8
45Ródio3, 4
46Paládio0, 2, 4
47Prata1, 3
48Cádmio2
49Índio1, 3
50Estanho2, 4
51Antimônio3, 5
52Telúrio2, 4, 6
53Iodo1, 3, 5, 7
54Xenônio0
55Césio1
56Bário2
57Lantânio3
58Cério3, 4
59Praseodímio3
60Neodímio3
61Promécio3
62Samário2, 3
63Európio2, 3
64Gadolínio3
65Térbio3
66Disprósio3
67Hólmio3
68Érbio3
69Túlio2, 3
70Itérbio2, 3
71Lutécio3
72Háfnio4
73Tantálio3, 5
74Tungstênio0, 2, 4, 5, 6
75Rênio1, 4, 7
76Ósmio0, 2, 3, 4, 6, 8
77Irídio3, 4
78Platina0, 2, 4
79Ouro1, 3
80Mercúrio1, 2
81Tálio1, 3
82Chumbo2, 4
83Bismuto3, 5
84Polônio2, 3, 4
85Astato1, 3, 5, 7
86Radônio0
87Frâncio1
88Rádio2
89Actinídio3
90Tório4
91Protactínio4, 5
92Urânio3, 4, 5, 6
93Netúnio2, 3, 4, 5, 6
94Plutônio2, 3, 4, 5, 6
95Amerício2, 3, 4, 5, 6
96Cúrio2, 3, 4
97Berquélio2, 3, 4
98Califórnio2, 3, 4
99Einstênio2, 3
100Férmio2, 3
101Mendelévio2, 3
102Nobélio2, 3
103Laurêncio3

Ver também






Lista dos números de oxidação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma lista de todos os números de oxidação conhecidos de todos os elementos químicos. Os estados de oxidação mais comuns estão em negrito. O número de oxidação 0, que existe para todos os elementos, corresponde à coluna com o símbolo do elemento.[1]

−1H+1
He
−1Li+1
Be+2
B+1+2+3
−4−3−2−1C+1+2+3+4
−3−2−1N+1+2+3+4+5
−2−1O+1+2
−1F
Ne
−1Na+1
Mg+1+2
Al+1+3
−4−3−2−1Si+1+2+3+4
−3−2−1P+1+2+3+4+5
−2−1S+1+2+3+4+5+6
−1Cl+1+2+3+4+5+6+7
Ar
K+1
Ca+2
Sc+1+2+3
−1Ti+2+3+4
−1V+1+2+3+4+5
−2−1Cr+1+2+3+4+5+6
−3−2−1Mn+1+2+3+4+5+6+7
−2−1Fe+1+2+3+4+5+6
−1Co+1+2+3+4+5
−1Ni+1+2+3+4
Cu+1+2+3+4
Zn+2
Ga+1+2+3
−4Ge+1+2+3+4
−3As+2+3+5
−2Se+2+4+6
−1Br+1+3+4+5+7
Kr+2
Rb+1
Sr+2
Y+1+2+3
Zr+1+2+3+4
−1Nb+2+3+4+5
−2−1Mo+1+2+3+4+5+6
−3−1Tc+1+2+3+4+5+6+7
−2Ru+1+2+3+4+5+6+7+8
−1Rh+1+2+3+4+5+6
Pd+2+4
Ag+1+2+3
Cd+2
In+1+2+3
−4Sn+2+4
−3Sb+3+5
−2Te+2+4+5+6
−1I+1+3+5+7
Xe+2+4+6+8
Cs+1
Ba+2
La+2+3
Ce+2+3+4
Pr+2+3+4
Nd+2+3
Pm+3
Sm+2+3
Eu+2+3
Gd+1+2+3
Tb+1+3+4
Dy+2+3
Ho+3
Er+3
Tm+2+3
Yb+2+3
Lu+3
Hf+2+3+4
−1Ta+2+3+4+5
−2−1W+1+2+3+4+5+6
−3−1Re+1+2+3+4+5+6+7
−2Os+1+2+3+4+5+6+7+8
−1Ir+1+2+3+4+5+6
Pt+2+4+5+6
−1Au+1+2+3+5
Hg+1+2+4
Tl+1+3
−4Pb+2+4
−3Bi+3+5
−2Po+2+4+6
−1At+1+3+5+7
Rn+2
Fr+1
Ra+2
Ac+3
Th+2+3+4
Pa+3+4+5
U+3+4+5+6
Np+3+4+5+6+7
Pu+3+4+5+6+7
Am+2+3+4+5+6
Cm+3+4
Bk+3+4
Cf+2+3+4
Es+2+3
Fm+2+3
Md+2+3
No+2+3
Lr+3
Rf+4

Um desenho com um formato parecido foi usado por Irving Langmuir em 1919 num dos seus estudos sobre a regra do octeto. A periodicidade dos números de oxidação foi uma das particularidades que levaram Langmuir a adotar a regra.[2]

Langmuir valence.png

Referências

  1.  Greenwood, Norman N.; Earnshaw, Alan (1997). Chemistry of the Elements (2nd ed.). Butterworth-Heinemann. pp. 27–28. ISBN 0-080-37941-9
  2.  Langmuir, Irving (1919). «THE ARRANGEMENT OF ELECTRONS IN ATOMS AND MOLECULES.» (em inglês). J. Am. Chem. Soc. pp. 41 (6), pp 868–


  3. Páginas na categoria "Listas de química"

    Esta categoria contém as seguintes 11 páginas (de um total de 11).




Configuração eletrônica dos elementos químicos (página de dados)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Neste artigo estão tabuladas as configurações eletrônicas dos átomos gasosos neutros em seus estados fundamentais. Para cada átomo, as sub-camadas são fornecidas primeiro de forma concisa, depois com todas as sub-camadas escritas, seguidas pelo número de elétrons por camada. Configurações eletrônicas de elementos além do hássio (elemento 108), incluindo aqueles dos elementos não descobertos além do oganesson (elemento 118), são previstas.

Como regra aproximada, as configurações eletrônicas são dadas pelo princípio de Aufbau e pela regra de Madelung. Existem inúmeras exceções; por exemplo, uma das exceções é ​​o cromo, que deveria ter a configuração 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d4 4s2, escrita como [Ar] 3d4 4s2, mas cuja configuração real dada na tabela abaixo é [Ar] 3d5 4s1.

Essas configurações de elétrons são dadas para átomos neutros na fase gasosa, que não são as mesmas que as configurações de elétrons para os mesmos átomos em outros ambientes químicos. Em muitos casos, várias configurações estão dentro de uma pequena faixa de energia e as irregularidades mostradas acima são bastante irrelevantes quimicamente.[1] Para elementos com posição acima de 120, as configurações devem ser consideradas muito provisórias e, em alguns casos, a mistura de configurações é relevante.[2]

Tabela

1 H Hidrogênio : 1s¹
1s¹                  
1      
2 He Hélio : 1s²
1s²                  
2      
3 Li Lítio : 1s² 2s¹
1s²2s¹                 
21     
4 Be Berílio : 1s² 2s²
1s²2s²                 
22     
5 B Boro : 1s² 2s² 2p¹
1s²2s²2p¹                
23     
6 C Carbono : 1s² 2s² 2p²
1s²2s²2p²                
24     
7 N Nitrogênio : 1s² 2s² 2p3
1s²2s²2p3                
25     
8 O Oxigénio : 1s² 2s² 2p4
1s²2s²2p4                
26     
9 F Flúor : 1s² 2s² 2p5
1s²2s²2p5                
27     
10 Ne Néon : 1s² 2s² 2p6
1s²2s²2p6                
28     
11 Na Sódio : [Ne] 3s¹
1s²2s²2p63s¹               
281    
12 Mg Magnésio : [Ne] 3s²
1s²2s²2p63s²               
282    
13 Al Alumínio : [Ne] 3s² 3p¹
1s²2s²2p63s²3p¹              
283    
14 Si Silício : [Ne] 3s² 3p²
1s²2s²2p63s²3p²              
284    
15 P Fósforo : [Ne] 3s² 3p3
1s²2s²2p63s²3p3              
285    
16 S Enxofre : [Ne] 3s² 3p4
1s²2s²2p63s²3p4              
286    
17 Cl Cloro : [Ne] 3s² 3p5
1s²2s²2p63s²3p5              
287    
18 Ar Árgon : [Ne] 3s² 3p6
1s²2s²2p63s²3p6              
288    
19 K Potássio : [Ar] 4s¹
1s²2s²2p63s²3p6 4s¹            
2881   
20 Ca Cálcio : [Ar] 4s²
1s²2s²2p63s²3p6 4s²            
2882   
21 Sc Escândio : [Ar] 3d¹ 4s²
1s²2s²2p63s²3p63d¹4s²            
2892   
22 Ti Titânio : [Ar] 3d² 4s²
1s²2s²2p63s²3p63d²4s²            
28102   
23 V Vanádio : [Ar] 3d3 4s²
1s²2s²2p63s²3p63d34s²            
28112   
24 Cr Crômio : [Ar] 3d5 4s1 (distribuição eletrónica irregular)
1s²2s²2p63s²3p63d54s¹            
28121   
25 Mn Manganês : [Ar] 3d5 4s²
1s²2s²2p63s²3p63d54s²            
28132   
26 Fe Ferro : [Ar] 3d6 4s²
1s²2s²2p63s²3p63d64s²            
28142   
27 Co Cobalto : [Ar] 3d7 4s²
1s²2s²2p63s²3p63d74s²            
28152   
28 Ni Níquel : [Ar] 3d8 4s²
1s²2s²2p63s²3p63d84s²           
28162   
29 Cu Cobre : [Ar] 3d10 4s1 (distribuição eletrónica irregular)
1s²2s²2p63s²3p63d104s1            
28181   
30 Zn Zinco : [Ar] 3d10 4s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²            
28182   
31 Ga Gálio : [Ar] 3d10 4s² 4p¹
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p¹           
28183   
32 Ge Germânio : [Ar] 3d10 4s² 4p²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p²           
28184   
33 As Arsénio : [Ar] 3d10 4s² 4p3
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p3           
28185   
34 Se Selénio : [Ar] 3d10 4s² 4p4
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p4           
28186   
35 Br Bromo : [Ar] 3d10 4s² 4p5
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p5           
28187   
36 Kr Crípton : [Ar] 3d10 4s² 4p6
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p6           
28188   
37 Rb Rubídio : [Kr] 5s¹
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p6  5s¹        
281881  
38 Sr Estrôncio : [Kr] 5s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p6  5s²        
281882  
39 Y Ítrio : [Kr] 4d¹ 5s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d¹ 5s²        
281892  
40 Zr Zircónio : [Kr] 4d² 5s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d² 5s²        
2818102  
41 Nb Nióbio : [Kr] 4d3 5s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d3 5s²        
2818112  
42 Mo Molibdénio : [Kr] 4d4 5s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d4 5s²        
2818122  
43 Tc Tecnécio : [Kr] 4d5 5s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d5 5s²        
2818132  
44 Ru Ruténio : [Kr] 4d6 5s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d6 5s²        
2818142  
45 Rh Ródio : [Kr] 4d7 5s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d7 5s²        
2818152  
46 Pd Paládio : [Kr] 4d8 5s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d8 5s²         
281816  
47 Ag Prata : [Kr] 4d9 5s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d9 5s²        
2818172  
48 Cd Cádmio : [Kr] 4d10 5s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d10 5s2        
2818182  
49 In Índio : [Kr] 4d10 5s² 5p¹
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d10 5s²5p¹       
2818183  
50 Sn Estanho : [Kr] 4d10 5s² 5p²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d10 5s²5p²       
2818184  
51 Sb Antimónio : [Kr] 4d10 5s² 5p3
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d10 5s²5p3       
2818185  
52 Te Telúrio : [Kr] 4d10 5s² 5p4
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d10 5s²5p4       
2818186  
53 I Iodo : [Kr] 4d10 5s² 5p5
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d10 5s²5p5       
2818187  
54 Xe Xénon : [Kr] 4d10 5s² 5p6
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d10 5s²5p6       
2818188  
55 Cs Césio : [Xe] 6s¹
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d10 5s²5p6  6s¹    
28181881 
56 Ba Bário : [Xe] 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d10 5s²5p6  6s²    
28181882 
57 La Lantânio : [Xe] 4f¹ 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f¹ 5s²5p6 6s²    
28181982 
58 Ce Cério : [Xe] 4f² 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f²5s²5p6  6s²   
28182082 
59 Pr Praseodímio : [Xe] 4f3 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f35s²5p6  6s²    
28182182 
60 Nd Neodímio : [Xe] 4f4 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f45s²5p6  6s²    
28182282 
61 Pm Promécio : [Xe] 4f5 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f55s²5p6  6s²    
28182382 
62 Sm Samário : [Xe] 4f6 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f65s²5p6  6s²    
28182482 
63 Eu Európio : [Xe] 4f7 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f75s²5p6  6s²    
28182582 
64 Gd Gadolínio : [Xe] 4f7 5d1 6s² (distribuição eletrónica irregular)
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f75s²5p6 6s²    
28182682 
65 Tb Térbio : [Xe] 4f9 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f95s²5p6  6s²    
28182782 
66 Dy Disprósio : [Xe] 4f10 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f105s²5p6  6s²    
28182882 
67 Ho Hólmio : [Xe] 4f11 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f115s²5p6  6s²    
28182982 
68 Er Érbio : [Xe] 4f12 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f125s²5p6  6s²    
28183082 
69 Tm Túlio : [Xe] 4f13 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f135s²5p6  6s²    
28183182 
70 Yb Itérbio : [Xe] 4f14 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p6  6s²    
28183282 
71 Lu Lutécio : [Xe] 4f14 5d¹ 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d¹ 6s²    
28183292 
72 Hf Háfnio : [Xe] 4f14 5d² 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d² 6s²    
281832102 
73 Ta Tântalo : [Xe] 4f14 5d3 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d3 6s²    
281832112 
74 W Tungstênio : [Xe] 4f14 5d4 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d4 6s²    
281832122 
75 Re Rênio : [Xe] 4f14 5d5 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d5 6s²    
281832132 
76 Os Ósmio : [Xe] 4f14 5d6 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d6 6s²    
281832142 
77 Ir Irídio : [Xe] 4f14 5d7 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d7 6s²    
281832152 
78 Pt Platina : [Xe] 4f14 5d8 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d8 6s²    
281832162 
79 Au Ouro : [Xe] 4f14 5d10 6s¹
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d9 6s¹    
281832171 
80 Hg Mercúrio : [Xe] 4f14 5d10 6s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d10 6s²    
281832182 
81 Tl Tálio : [Xe] 4f14 5d10 6s² 6p¹
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d10 6s²6p¹   
281832183 
82 Pb Chumbo : [Xe] 4f14 5d10 6s² 6p²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d10 6s²6p²   
281832184 
83 Bi Bismuto : [Xe] 4f14 5d10 6s² 6p3
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d10 6s²6p3   
281832185 
84 Po Polônio : [Xe] 4f14 5d10 6s² 6p4
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d10 6s²6p4   
281832186 
85 At Astato : [Xe] 4f14 5d10 6s² 6p5
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d10 6s²6p5   
281832187 
86 Rn Radônio : [Xe] 4f14 5d10 6s² 6p6
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d10 6s²6p6   
281832188 
87 Fr Frâncio : [Rn] 7s¹
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d10 6s²6p6 7s¹ 
2818321881
88 Ra Rádio : [Rn] 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d10 6s²6p6 7s² 
2818321882
89 Ac Actínio : [Rn] 5f¹ 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f¹ 6s²6p67s² 
2818321982
90 Th Tório : [Rn] 5f² 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f²6s²6p67s² 
2818322082
91 Pa Protactínio : [Rn] 5f3 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f36s²6p67s² 
2818322182
92 U Urânio : [Rn] 5f4 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f46s²6p6gulag7s² 
2818322282
93 Np Neptúnio : [Rn] 5f5 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f56s²6p67s² 
2818322382
94 Pu Plutônio : [Rn] 5f6 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f66s²6p6 7s² 
2818322482
95 Am Amerício : [Rn] 5f7 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f76s²6p6 7s² 
2818322582
96 Cm Cúrio : [Rn] 5f8 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f86s²6p67s² 
2818322682
97 Bk Berquélio : [Rn] 5f9 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f96s²6p6 7s² 
2818322782
98 Cf Califórnio : [Rn] 5f10 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f106s²6p6 7s² 
2818322882
99 Es Einstênio : [Rn] 5f11 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f116s²6p6 7s² 
2818322982
100 Fm Férmio : [Rn] 5f12 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f126s²6p6 7s² 
2818323082
101 Md Mendelévio : [Rn] 5f13 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f136s²6p6 7s² 
2818323182
102 No Nobélio : [Rn] 5f14 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f146s²6p6 7s² 
2818323282
103 Lr Laurêncio : probably [Rn] 5f14 7s² 6d¹
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f146s²6p66d¹ 7s²
2818323292
104 Rf Rutherfórdio : probably [Rn] 5f14 6d² 7s²
1s²2s²2p63s²3p63d104s²4p64d104f145s²5p65d105f146s²6p66d²7s² 
28183232102

Bibliografia

NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia)

Este site também é citado no Manual do CRC como fonte da Seção 1, subseção Configuração de elétrons de átomos neutros no estado fundamental.

  • 91 Pa : [Rn] 5f²(3H4) 6d 7s²
  • 92 U : [Rn] 5f3(4Io9/2) 6d 7s²
  • 93 Np : [Rn] 5f4(5I4) 6d 7s²
  • 103 Lr : [Rn] 5f14 7s² 7p¹ question-marked
  • 104 Rf : [Rn] 5f14 6d² 7s² question-marked

CRC

  • David R. Lide (ed), CRC Handbook of Chemistry and Physics, 84th Edition, versão online. CRC Press. Boca Raton, Florida, 2003; Section 1, Basic Constants, Units, and Conversion Factors; Electron Configuration of Neutral Atoms in the Ground State. (elementos 1–104)
  • Também subseção Tabela Periódica dos Elementos, (elementos 1–103) baseado em:
    • G. J. Leigh, Editor, Nomenclature of Inorganic Chemistry, Blackwell Scientific Publications, Oxford, 1990.
    • Chemical and Engineering News, 63(5), 27, 1985.
    • Atomic Weights of the Elements, 1999, Pure & Appl. Chem., 73, 667, 2001.








  1. 934. doi:10.1021/ja02227a002

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog